top of page

Inovação e empreendedorismo em tempos de crise: a hora é agora!

Um dos assuntos mais falados do momento no país é a tal da crise. O que poucos não se dão conta é que a crise acabou trazendo infinitas possibilidades para aqueles que precisavam de um “empurrãozinho” para começar a empreender.

Seja por necessidade ou oportunidade, o fato é que muitos dos novos empreendedores acabam sofrendo consequências lá na frente quando se deparam com um business sem propósito ou estratégia. Fora a falta de habilidade e conhecimento para acertar na contratação, além das clássicas análises de mercado, Business Model Canvas e outras ferramentas importantes para o negócio prosperar que muitas vezes são deixadas de lado ou nem cogitadas, já que não se sabe da existência delas.

Se você chegou nesse texto e se identificou com os parágrafos acima é porque temos algo em comum e podemos nos ajudar. Você aí querendo crescer, expandir, otimizar e melhorar processos e, do outro, nós querendo somar, ajudar, transformar e inovar o que já existe e te traz resultados satisfatórios. Parece que essa equação é promissora, não?

O que muita gente não sabe é que quando as coisas não vão muito bem ou quando estão boas e podem melhorar, é que existem métodos altamente eficazes para identificar novas maneiras de gerir o teu negócio e que podem fazer toda a diferença.

Hoje vamos falar de inovação, palavra tão usada por aí mas com o significado e importância um pouco distorcidas. A grande maioria das pessoas com quem conversamos e nos relacionamos acham que inovação está relacionada a tecnologia. E sim, está, mas não é só isso. Vamos lá!

“Inovação: aquilo que é novo, coisa nova, novidade.”

Inovar dentro do seu negócio é trazer algo novo ou identificar uma nova forma de fazer algo. E a maior dificuldade encontrada geralmente é a de abrir mão de algo que já não funciona tão bem para dar espaço para novo.

Muitas empresas e empreendedores tem receio de abrir a empresa e processos para alguém de fora ou até mesmo para os colaboradores identificar pontos críticos e melhorá-los ou inová-los. Isso acaba se tornando um problema, pois geralmente quem está muito envolvido na rotina da empresa ou do setor acaba não enxergando tão nitidamente o que pode e precisa ser mudado. Bom, vide o sucesso do quadro “Chefe Secreto” do Fantástico.

Inclusive é legal ressaltar que muitos empreendedores estão percebendo a importância da inovação e criando equipes ou contratando empresas como a Multiverso para ajudar com essa parte da inovação da empresa e assim contribuir para o seu crescimento e sucesso.

Fechamos aqui com uma palestra bem legal do Ted Talks com 5 dicas do expert em mudanças organizacionais, Jim Hemerling sobre como lidar com a era de constantes mudanças. São 13 minutos que podem fazer a diferença na maneira em como você lida com elas.

(o vídeo está em inglês mas é só clicar na opção ao lado da tela para ativar as legendas em português)

 

E caso tenha alguma dúvida ou queira continuar a discussão, deixe o seu comentário ou nos envie uma mensagem para contato@vivaomultiverso.com ;)

Conteúdos populares
FIQUE ATUALIZADO!

Junte-se a nossa comunidade e seja o primeiro a receber as nossas novidades e dicas!

bottom of page