Meu setor precisa se adaptar a era digital. E agora?

July 6, 2017

 

É muito comum encontrarmos um cenário clássico onde um profissional, geralmente em um cargo de gestão ou coordenação, encontra-se "perdido" e, de certa forma até pressionado entre o seu gerente e a sua equipe, buscando uma solução inovadora para criar novas alternativas para velhos processos.

 

E o que fazer nessas horas?

 

 

 

 

Existe um dilema constante nas empresas, daqueles de tirar as noites de sono de qualquer profissional: ou ele abraça a causa e implanta a as melhorias para atender as demandas vindas de todos os lados ou morre na praia ao se tornar obsoleto ou antiquado para o momento.

 

Mudar é uma tarefa árdua e além de muitas vezes ser burocrática, ainda causa muitas dúvidas e insegurança em todos os envolvidos por não saberem o que esperar das mudanças. Sendo assim, utilizar boas ferramentas e processos é fundamental para minimizar os danos e fazer dessa experiência algo proveitoso e eficiente.

 

Podemos generalizar os problemas enfrentados pelas organizações "analógicas" em três pontos principais:

  • A maior parte do foco e da atenção é interna, não externa;

  • A ênfase tende a ser em tecnologias e competências existentes;

  • O pensamento inovador é punido ao mesmo tempo em que a dependência por inovação é de dentro para fora e não de fora para dentro;

 

E como fazer essa “transformação digital” sem sacrificar qualidade?

 

Qual abordagem é a mais segura quando o foco é incorporar novas ferramentas e formas de trabalho, e ainda conseguir lidar com elas da maneira mais proveitosa possível?

 

São muitas dessas dúvidas que surgem nesse processo que, cada vez mais acirra a competitividade entre as empresa tradicionais e que do dia para a noite acordam e decidem “ser digital”.

 

Só que cada vez mais as ferramentas digitais estão ficando obsoletas muito rápido e implementar mudanças rapidamente pode ter um efeito devastador, podendo inclusive acabar com um projeto ou empresa. Sendo assim, procure sempre criar um ambiente propício à inovação.

 

Se você não consegue enxergar os benefícios da transformação digital do seu setor ou da sua empresa, ou acredita que inserir tecnologia nos processos significa criar um aplicativo, ter uma ideia super inovadora para um site na internet, criar um aplicativo, vamos te dar alguns exemplos de como você está muito enganado. Quer ver?

 

Ao se transformar digitalmente, você pode:

  • reduzir custos de uma linha de produção

  • causar mudanças no modelo de negócios

  • influenciar diretamente na experiência do usuário

  • aumentar a interação com o consumidor

  • aproximar clientes e fornecedores

  • gerar insights sobre a sua empresa

 

A transformação digital está dando início a era do cliente.

 

Viu só? Esses são só alguns benefícios entre tantos gerados pela transformação digital, que cada vez mais ganha seu espaço nas empresas tradicionais e mostra-se ser um processo altamente eficiente para todos os envolvidos.

 

Porém, nem sempre mudar do "analógico para o digital" é tarefa fácil, ainda mais se a empresa não possui o conhecimento necessário, ou pior - não está preparada para encarar o processo sozinha.

 

Não fique pra trás! A cultura digital está cada vez mais em evidência e a Multiverso pode ajudar você e a sua empresa a implementá-la através de workshops e treinamentos.


Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo nessa jornada ;)

 

 

#vivaomultiverso

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Conteúdos populares
Please reload

FIQUE ATUALIZADO!

Junte-se a nossa comunidade e seja o primeiro a receber as nossas novidades e dicas!

  • Black LinkedIn Icon
  • Facebook Basic Black
  • Black Instagram Icon

 Criciúma / Florianópolis - Santa Catarina - Brasil

contato@vivaomultiverso.com

Multiverso - Design Thinking - Lego Serious Play - Consultoria - Logo