A implementação ágil de projetos e o mundo corporativo

May 31, 2017

Quantas vezes você já tentou organizar os projetos de sua empresa e falhou miseravelmente? Quantas vezes gerenciar projetos virou o pesadelo da sua equipe? E quantos clientes você nem chegou a ganhar porque não conseguiu entregar um orçamento?

 

Poderíamos passar o post inteiro enumerando questões com as quais você se identifica como gestor quando falamos de agilidade na gestão de projetos, ou a organização dos mesmos, mas vamos ao que interessa e falar de soluções.

 

 

 

Você já ouviu falar do SCRUM?

 

O SCRUM é uma metodologia de implementação ágil de projetos que emprega diversas ferramentas para o desenvolvimento iterativo e incremental utilizado no gerenciamento de projetos diversos e no desenvolvimento de software ágil.


SCRUM possui seu foco no gerenciamento e projeto da organização onde é difícil planejar à frente.

 

Inicialmente, a metodologia era apenas aplicada em desenvolvimento de softwares, mas aos poucos foi sendo utilizada em outras situações e hoje pode ser considerada uma das ferramentas mais importantes quando falamos em gestão no mundo corporativo.

 

O  foco aqui é mostrar como podemos aplicá-la para melhorar a gestão de projetos dentro da sua empresa. Para começar, acesse o site oficial https://www.scrum.org/ para saber mais e se informar e também o livro “SCRUM: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo” de Jeff Sutherland  ;)

 

Alguns indicadores mostram que um projeto falha quando alguns fatores ocorrem e os métodos tradicionais não dão conta de saná-los:

  • mudança de requisitos

  • ajustes na estratégia

  • alteração no processo de negócios

  • “não queriam isso…”

  • “não tenho ideia do que estão fazendo…”

  • “meu cliente nunca sabe o que quer…”

 

Tradicionalmente, trabalhamos em cima de cronograma, custo e prazo, e, é aí que esquecemos de um fator muito importante: a entrega de valor para o cliente. Onde fica o valor agregado que o cliente busca e espera de sua empresa? Como obtê-lo quando estamos totalmente “presos” ao escopo e requisitos preestabelecidos?

 

Quando pensamos em agilidade, consequentemente pensamos também em resultado e entrega constante de valor alinhado com as expectivas do cliente. Por isso que cada vez mais gestores estão adotando o SCRUM para ajudá-los.


Fica muito mais claro entender e enxergar o desenvolvimento do novo projeto (ou manutenção e melhoria de algo já existente) e progredir na direção que deseja através de um processo interativo e totalmente flexível (graças aos times auto-organizados). As entregas tornam-se totalmente planejadas de acordo com as necessidades e recursos do cliente gerando assim resultados satisfatórios para todas as partes.

 

 

 

Sendo assim, recomendamos fortemente o uso e implementação do SCRUM caso você perceba que:

  • as mudanças são constantes (hoje em dia, onde elas não são!?)

  • a sua equipe precisa aprender ao longo do projeto

  • a complexidade e a incerteza podem reduzir a visibilidade das necessidades do cliente

  • a colaboração é fundamental para o sucesso do projeto

 

Gostou? Acha que o SCRUM pode literalmente ajudar a sua empresa ou salvar aquele projeto do fracasso?


Então entre em contato com a Multiverso que lhe ajudaremos a implementar esse processo e trazer melhores resultados com o SCRUM e outras metodologias e ferramentas de criatividade essenciais para o mundo corporativo.

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Conteúdos populares
Please reload

FIQUE ATUALIZADO!

Junte-se a nossa comunidade e seja o primeiro a receber as nossas novidades e dicas!

  • Black LinkedIn Icon
  • Facebook Basic Black
  • Black Instagram Icon

 Criciúma / Florianópolis - Santa Catarina - Brasil

contato@vivaomultiverso.com

Multiverso - Design Thinking - Lego Serious Play - Consultoria - Logo